Instituto Florence participa da SBPC 2012

Instituto Florence participa da SBPC 2012

No período de 23 a 27 de Julho, o Instituto Florence de Ensino participou da 64ª Reunião da...
Graduação | 30/07/2012
Compartilhe :

No período de 23 a 27 de Julho, o Instituto Florence de Ensino participou da 64ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC – no pavilhão da Expo T&C e na SBPC Jovem. Em uma semana de exposição, foram mais de dois mil visitantes que participaram da programação que envolveu atividades como campanhas de prevenção contra a diabetes e hipertensão, câncer bucal, o uso de drogas como o crack, a promoção do uso racional de medicamentos, mostra de plantas medicinais, ações de preservação do meio ambiente, além do lançamento da 4ª edição da Revista Florence, com a presença de professores e autores da revista.

“Assim como gostei da experiência de ensinar as pessoas a cuidar melhor da saúde, também aprendi muito no contato com as pessoas, no esclarecimento das suas dúvidas”, diz a aluna Rafaela Braga, do 3º período de Odontologia. “A SBPC é isso, essa troca de conhecimento constante e aprendizado de novas possibilidades de se fazer algo”, completa.

“Para os alunos a experiência acrescenta um novo olhar para além da formação da sala de aula, é muito rico esse processo de interação e, além disso, o contato com os especialistas de cada área”, acrescenta a Profa. Alyne Mendes Caldas, Coordenadora do Curso de Direito.

Já na SBPC Jovem o focoera o meio ambiente e sua preservação. “É essencial para que possamos cuidar da natureza que tenhamos a consciência de que tudo começa desde quando iniciamos o nosso processo de formação. Por isso a importância de desenvolver um trabalho tão forte com as crianças e os jovens, por meio da educação ambiental, em especial, nas carentes que sofrem grande degradação com a ação do homem como a Comunidade do Rio dos Cachorros, onde os alunos do Curso Técnico de Meio Ambiente desenvolve as ações de conscientização”, explica a professora Márcia Fernanda Gonçalves, Mestre em Biodiversidade e Conservação, pela UFMA.

“Achei muito interativa a programação do estande da Faculdade, voltada para todos os públicos desde crianças até os idosos e cada dia você conhecia algo diferente. Gostei mesmo e os alunos mostraram muito domínio do conteúdo”, disse o estudante da UFPE, Marcelo Carneiro.

REVISTA FLORENCE

A Revista, que reúne artigos de pesquisadores e docentes da Área da Saúde do Instituto Florence e de autores convidados, teve uma edição especial para a SBPC 2012 e reflete uma abordagem científica de temas atuais e contextualizados para estimular os leitores na inserção no mundo da ciência, com foco nas problemáticas sociais do Estado.

Um dos artigos em destaque, de autoria do Professor Luiz Mário Silveira, do Curso de Farmácia do Florence, aborda a utilização do potencial biotecnológico do jenipapo na observação de células e tecidos através da microscopia. O pesquisador buscou investigar métodos alternativos de coloração com a utilização da polpa de frutos verdes da fruta. Além dessa pesquisa, a Revista publica artigos sobre enxaqueca, transtornos mentais, hipoestrogenismo, entre outros temas.

O lançamento da Revista Florence foi prestigiado pelos professores e alunos, visitantes e demais autoridades convidadas como Coordenador dos 400 anos de São Luís e Consultor da Faculdade, Dr. Sofiani Labidi.

“A publicação da Revista Florence, em um evento de máxima importância para a pesquisa na América Latina como a SBPC, representa a maturidade do pensamento que a investigação científica alcançou dentro da instituição, acrescida da forte colaboração e interesse dos docentes em produzir estudos de relevância para o Maranhão”, reflete a Prof.ª Maria Isaura Oliveira, Pós-doutora em Fitoterápicos e Editora-chefe da Publicação.

“E, por isso, a nossa Revista passou por uma adequação aos padrõesnacionais para acompanhar as evoluções do mundo da ciência. Hoje, posso afirmar que estamos muito felizes com os resultados alcançadose com a qualidade do trabalho que foi apresentado na SBPC”, completou a Diretora Acadêmica, Professora Fátima Garcez.

MOSTRA CIENTÍFICA

A pesquisa dá o tom na SBPC, que é o maior palco para exposição das pesquisas e estudos desenvolvidos pelas instituições de ensino superior. O Instituto Florence, mais uma vez, marcou presença na Sessão de Pôsteres do evento com trabalhos nas Áreas da Saúde e Educação.

Para os alunos da Faculdade que participaram pela primeira vez da SBPC a oportunidade foi única. “Ter um trabalho aprovado para apresentaçãoem um evento que reúne os maiores pesquisadores do país significa que você já deu o primeiro passo no caminho da pesquisa. Eu, enquanto estudante, estou muito feliz e me sinto mais estimulada a continuar estudando para amadurecer esse olhar científico”, resume Márcia Tereza Passos, acadêmica do 3º período do Curso de Odontologia.

E para os docentes também a pesquisa é um ofício constante. “Para quem exerce a docência, a pesquisa deve ser um hábito assim como a produção de estudos. Eventos como a SBPC apenas consolidam essa prática e também é uma vitrine para compartilhar os avanços na ciência e tecnologia, independente da área de conhecimento”, agrega a Profª. Stelma Sodré, do Curso de Enfermagem.

“Diante da nossa ativa participação, só posso dizer que estou muito orgulhosa dos nossos alunos e professores que nos representaram na SBPC e que consolidaram de fato a veia da pesquisa em nossa Faculdade. Registro aqui não apenas a quantidade, mas a qualidade dos estudos apresentados, principalmente voltados para a realidade em que estamos inseridos e que precisa ainda de muitos avanços e estudos”, parabenizou a Profa. Rita Ivana Barbosa Gomes, Diretora Geral do Instituto Florence e Doutoranda em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Maranhão.

TRABALHOS APRESENTADOS SBPC

1. A confiança nos medicamentos homeopáticos entre os discentes e docentes do curso de Farmácia em uma instituição de ensino superior privada, no município de São Luís – MA
Autores: Mayara Costa, Gizelli Lourenço e Rondineli Seba Salomão

2. Considerações gerais e manifestações bucais em pacientes odontopediátricos pré e pós-transplante renal.
Autores: Melaine Lawall, Érika Pereira, Rafaela Braga e Márcia Tereza Passos

3. Inter-relação entre Alitose e Bullying.
Autores: Melaine Lawall, Érika Pereira, Rafaela Braga e Márcia Tereza Passos

4. Estudo da razão entre a cobertura das equipes de saúde bucal e saúde da família nas unidades básicas brasileiras
Autores: Tom Jones, Fernanda Melo, Márcia Tereza Passos, Rafaela Braga e Vandilson Rodrigues.

5. A qualidade de vida dos idosos: percepção de idosos de um Centro de Referência de Assistência Social, em uma cidade do interior do Maranhão.
Autores: Stelma Regina Sodré Pontes, Monica Andrea Miranda Aragão; Bernadete Maciel Pereira da Silva; Rafael de Abreu Lima; Luís Fernando Bógea Pereira e Rita Ivana Barbosa Gomes.

6. Sintomas experimentados pelas mulheres durante a fase de climatério em uma Unidade Hospitalar em Vitória do Mearim.
Autores: Mayane Marinho Fernandes, Monica Andrea Miranda Aragão, Cynthia Griselda Castro Viégas, Alinne Silva Andrade Costa, Marcia Ramos Costa e Fernanda Cristina Nogueira Rodrigues.

7. Avaliação da Atividade Anti-Inflamatória doextrato hidroalcóolico da punica granatum (Romã) emmodelo de asma murina.

Autores: Diego Garreto, Jéssica Francisca Fernandes de Oliveira e Roberto Nicolete.

8. Educação ambiental aplicada à crianças: o estudo de caso da comunidade de Rio dos Cachorros – São Luís – MA.
Autores: Maria do Perpétuo Socorro Barbosa Gomes, Diomar Guterres Filho; Jainara Albuquerque e Márcia Fernanda Pereira Gonçalves.

9. Perfil dos usuários do hiperdia de uma Unidade Básica de Saúde em São Luís – MA.
Autores: Francisca de Paula Francinete Silva e Márcia Fernanda Pereira Gonçalves.

10. Acidentes de trabalho por materiais perfurocortantes em estudantes e trabalhadores da Saúde de uma Unidade Mista de Saúde em São Luís – MA.
Autores: Francisca de Paula Francinete Silva e Márcia Fernanda Pereira Gonçalves.

11. Estudos Morfoclimáticos no município de Presidente Dutra – MA
Autores: Darlan Weskley Cunha e Márcia Fernanda Pereira Gonçalves

12. Análise de parâmetros microbiológicos para comprovação da potabilidade de água na área de abrangência do cemitério da Vila Embratel – São Luís – MA.
Autores: Márcia Fernanda Pereira Gonçalves, Zelito Possidonio de Amarante Jr.Maria do Perpétuo Socorro Barbosa Gomes, Diomar Guterres Filho e Jainara Albuquerque.

Notícias Relacionadas