Projeto nutricional ensina aproveitamento integral dos alimentos

Sem categoria | 20/06/2018

Alunas do Instituto Florence de Ensino, do Curso Técnico em Nutrição e Dietética (Turma Matutino -08),  promoveram na manhã desta quarta-feira (20) uma ação sobre Aproveitamento Integral Dos Alimentos.

Durante ação foram apresentadas maneiras de preparar os alimentos sem desperdícios, mostrando formas de utilização de partes não-convencionais dos alimentos, como talos, cascas, folhas e sementes, no preparo de pratos, contribuindo assim, para a redução de gastos e na diminuição da produção de lixo orgânico. O Projeto também tem como objetivo demonstrar que é possível aproveitar melhor os nutrientes existentes nos alimentos, pois muitas vezes estas partes dos alimentos que são descartadas possuem maior concentração de fibras, vitaminas e minerais.

As Alunas foram acompanhadas pela professora Tânia Mendes, que explicou que este projeto faz parte da disciplina Alimentação Alternativa, onde as alunas aprendem como aproveitar integralmente os alimentos. “Geralmente partes não convencionais dos alimentos que nós normalmente desprezamos e jogamos no lixo, possuem uma quantidade de nutrientes, vitaminas minerais e fibras muitas vezes maior do que na própria polpa, principalmente os de origem vegetal. Então, nós utilizamos estas partes para fazermos várias receitas, ensinando as alunas como aproveitar, em pratos doces e salgados, as cascas, os talos e as folhas desses alimentos, que contribuem para um estado nutricional saudável”.